Out 18

Alunos de Silva Campos apresentam trabalho de educação patrimonial em Uberlândia

Alunos da Escola Estadual Pedro Roberto de Menezes, localizada no distrito de Silva Campos, participaram do Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (COPENE), realizado em Uberlândia neste mês. A visita ao Triângulo Mineiro ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro e faz parte das ações de Educação Patrimonial desenvolvidas na rede estadual de ensino pelo Conselho de Patrimônio Cultural, Artístico e Histórico, sob coordenação da professora Nayara Souza.

Os cinco alunos do ensino médio acompanharam de perto as atividades do Congresso e apresentaram os resultados da pesquisa sobre a história do negro no município de Pompéu. Durante o evento foram ressaltadas a resistência da cultura negra através do Cemitério dos Escravos de Pompéu Velho e a importância do negro no Centro-Oeste Mineiro. “A participação de alunos do ensino médio em um evento de pesquisa é de suma importância para a construção do conhecimento científico. Ao longo de um ano de trabalho foram desenvolvidas diversas atividades cujo o objetivo era questionar e não aceitar respostas prontas, investigar na fonte e (re) escrever a história do negro, em especial na nossa cidade, dando voz a quem sempre foi silenciado, fazendo uma História da pluralidade. Me sinto muito orgulhosa do trabalho que meus alunos desenvolveram, foi lindo vê-los apresentar a história da nossa cidade em um congresso nacional, dando visibilidade a memória e patrimônio de nosso município." destacou Nayara.