Out 09

Projeto Jovem Aprendiz Sustentável de Pompéu é premiado em concurso nacional

No topo da lista dos projetos premiados pela ONG Rede Cidadã com foco na Sustentabilidade está a cidade de Pompéu, ficando à frente de duas capitais: Salvador e Belo Horizonte.

O Projeto Horta Comunitária Mais Sustentável desenvolvido por alunos de Pompéu com o apoio técnico da Prefeitura Municipal é o vencedor do concurso nacional do Programa Jovem Aprendiz Sustentável, organizado pela ONG Rede Cidadã.  A iniciativa no município foi escolhida entre 35 projetos inscritos de todo o país como uma das melhores práticas de sustentabilidade, considerando fatores econômicos, sociais e ambientais. Com o tema Empreendedorismo Sustentável, os projetos inscritos foram elaborados com o foco nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas. Por meio de um vídeo, os alunos do Programa Jovem Aprendiz de Pompéu apresentaram o trabalho desenvolvido na Horta Comunitária no bairro Várzea das Flores durante dois meses, que ensinou horticultores da cidade boas práticas para uma agricultura sustentável, associada a uma alimentação saudável e gerando melhor renda e independência aos trabalhadores.

Wenderson Filipe Almeida de Souza de 18 anos é Jovem Aprendiz em uma loja de materiais de construção da cidade há cerca de dois meses e participou do projeto reconhecido nacionalmente. “O projeto foi inovador pois os horticultores eram leigos no assunto. Isso despertou conhecimento neles, estou muito feliz de poder contribuir. O projeto vai continuar e queremos levá-lo para outros bairros, para as escolas e quem sabe para outras cidades” comemora o estudante.

Na avaliação do prefeito Ozéas da Silva Campos, que recebeu os alunos na manhã desta segunda-feira (09/10), a premiação é motivo de orgulho. “Acredito que o nosso diferencial em relação aos outros projetos foi o de trabalhar o potencial transformador de cada um desses jovens dentro da comunidade, além de ser um projeto fácil de ser replicado em outros territórios”, afirmou o prefeito.

No topo da lista dos projetos premiados pela Rede Cidadã está a cidade de Pompéu, ficando à frente de duas capitais brasileiras. O segundo lugar ficou com a cidade de Salvador com o projeto Saúde e Bem-Estar através da Tecnologia e na terceira posição ficou Belo Horizonte com o projeto Redução do Consumo de Água.
Acesse o link  e confira o vídeo premiado!