Jan 23

Sala Mineira do Empreendedor será inaugurada hoje em Pompéu

Parceria entre Prefeitura, Sebrae Minas e Jucemg permite fomentar a abertura de novas empresas diminuindo a burocratização.

Unir em um único espaço o empreendedor, poder público e as entidades de fomento ao empreendedorismo. Este é o principal objetivo da Sala Mineira do Empreendedor, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Pompéu, o Sebrae Minas e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) para melhorar e simplificar o ambiente de negócios no município.  A Sala Mineira do Empreendedor será instalada na antiga sede da Prefeitura de Pompéu, situada à Praça Governador Valadares nº12. O prédio foi reformado para a criação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Helena Pacheco, onde funcionará a Sala Mineira do Empreendedor, localizada no 2º piso.  A iniciativa visa impulsionar a geração de emprego e renda no município, integrando serviços como o Sine de Pompéu, consultorias e capacitações.  A inauguração do local e apresentação dos serviços do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo e da Sala Mineira do Empreendedor à população será nesta terça-feira (23/01), às 18h. Toda a população é convidada a participar.

A forma de atuação da sala é embasada em três pilares básicos: orientações e informações, serviços e capacitações.  A Prefeitura Municipal de Pompéu assinou no ano passado o acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Município, Sebrae e Jucemg, objetivando a implantação do serviço.  No espaço será possível orientar os empresários sobre contas públicas, captação de recursos, além de desburocratizar os processos de abertura de micro e pequenas empresas (MPE) e de microempreendedores individuais (MEIs).

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES

• Orientação prévia sobre o processo de registro (CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal);
  • Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal (Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Meio Ambiente);
  • Cadastramento como fornecedor da Prefeitura;
  • Participação nos processos de compras públicas municipais;
  • Mapa de oportunidades para o empreendedor;
  • Distribuição de material informativo sobre empreendedorismo.

• Consulta de viabilidade;
  • Protocolo do licenciamento municipal de MEI, ME, EPP e demais empresas;
  • Emissão das guias de recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
  • Formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
  • Elaboração e envio da Declaração Anual do Simples Nacional - DASN SIMEI;
  • Entrega do CNPJ, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Funcionamento e demais documentos de licenciamento.
CAPACITAÇÕES

• Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
  • Programação regular de capacitações Jucemg;
  • Capacitações realizadas pelos parceiros
Inauguração do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Helena Campos Pacheco e  Sala Mineira do Empreendedor

Data: 23 de janeiro, terça-feira

Local: Praça Governador Valadares nº12 , Centro.

Informações: (37) 3523 - 1000

*Com informações do Sebrae Minas