Out 19

Assentados tem acesso ao crédito Fomento Mulher

Programa vai possibilitar o incremento financeiro de R$750 mil nos assentamentos.

A Prefeitura Municipal de Pompéu encerra na próxima-feira (26/10) a agenda de reuniões informativas nos assentamentos do município com o propósito de prestar esclarecimentos e orientações sobre o programa Fomento Mulher. Cerca de 150 projetos desenvolvidos por mulheres da agricultura familiar dos assentamentos foram apresentados para que possam ser instrumento de geração de renda nestas localidades. A ação, do Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, poderá injetar na economia de Pompéu cerca de R$ 750.000, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Agronegócio.

Técnicos do Incra em parceria com a Prefeitura realizam a coleta de dados para o cadastramento dos projetos. “Agradecemos muito a Prefeitura Municipal e toda a sua equipe pelo apoio nesse trabalho. Estamos fazendo esta coleta de dados no campo para a confecção dos contratos e posteriormente a liberação do crédito previsto para o início do próximo ano”, ressaltou o técnico do Incra, Daniel Ferreira de Albuquerque Pereira. Segundo o profissional, os projetos apresentados pelos assentados até o momento estão relacionados a montagem de granjas, incremento do rebanho bovino, lavouras e formação de pastagens.

Cada família receberá um cartão específico para sacar o crédito no valor de R$ 5 mil. Todas as trabalhadoras assentadas da reforma agrária atendidas por serviço de assistência técnica e extensão rural podem acessar o Fomento Mulher. Para isso é necessário que o cadastro esteja atualizado no INCRA e não ter recebido crédito apoio mulher anteriormente. São R$ 5.000,00 por mulher assentada em parcela única, com prazo de um ano para pagar, e juro de 0,5% ao ano. Ao pagar o crédito Fomento Mulher em dia e em uma única parcela a assentada tem um desconto de 80%, ou seja, dos R$ 5.000,00, a agricultora assentada paga somente R$ 1000,00, ao final de um ano.

A efetivação do Fomento Mulher em Pompéu foi possível graças à intervenção da Prefeitura Municipal que trabalhou para tal parceria junto ao Incra. Outras informações sobre o programa podem ser obtidos pelo telefone 3523 1000, na Secretaria Municipal de Agronegócio.