Jan 15

Prefeitura apoia 10ª edição da Barqueata Ecológica

A Prefeitura Municipal de Pompéu apoiará a 10ª Barqueata Ecológica este ano por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Comércio, Indústria e Meio Ambiente. Antes das embarcações partirem no passeio ecológico neste sábado (19/01) os participantes receberão orientações ambientais para a limpeza efetiva das áreas a serem percorridas. Além disso, a Prefeitura participará do recolhimento do lixo às margens dos rios Pará e São Francisco durante a Barqueata, numa extensão de aproximadamente 60 quilômetros. A distribuição de mudas de árvores de diversas espécies para a população ribeirinha também está prevista. Os materiais recicláveis recolhidos durante a Barqueata serão destinados a Associação do Catadores de Materiais Recicláveis (Ascapéu).

O evento idealizado pelo empresário José Carlos dos Santos Mendonça é um alerta ao cidadão para a preservação dos rios e sua mata ciliar. “Agradecemos o apoio da Prefeitura no evento e queremos uma maior a preservação dos nossos rios e represas. Na descida dos Rios Pará e São Francisco realizaremos ações voltadas para o meio ambiente. Vamos distribuir sacos de lixo para as embarcações recolherem todo o lixo encontrado às margens do rio”, destacou José Carlos.

Para o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Breno Henrique da Silva Ramos, a iniciativa é importante para a recuperação da mata ciliar. “ As atividades visam conscientizar sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação dos nossos rios e a preservação dos mananciais”, aponta o diretor.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) também participa da ação e fará a distribuição de sementes nativas que sejam plantadas nas Áreas de Preservação Permanente (APP).

A saída da Barqueata Ecológica será no Rancho do Zé Antônio, às 9h.

Barqueata006.jpg
Barqueata135.jpg