Mar 30

Morro Doce ganha Grupo de Controle do Tabagismo

As atividades no bairro começam no dia 16 de abril. Faça sua inscrição!

A Secretaria Municipal de Saúde de Pompéu iniciou as atividades dos Grupos de Tabagismo nas Equipes de Saúde da Família Morro Doce, Loteamento e Centro. No bairro Morro Doce as ações tem início neste mês de abril.

O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco.

Com encontros periódicos, os grupos buscam através de um trabalho multidisciplinar ( médico, enfermeiro e equipe multidisciplinar do NASF) estimular e acompanhar as pessoas que desejam deixar de fumar em todo o processo de abandono do tabaco. O modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, com possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente, e quando necessário há apoio medicamentoso. Consiste inicialmente de 4 sessões (encontros), semanalmente, e após essas, são promovidos encontros mais espaçados, até completar de 6 a 12 meses de tratamento

Os interessados devem procurar sua Unidade de Saúde de referência ou solicitar à seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) que realize sua inscrição para participar do grupo.

Pensar saúde é pensar qualidade de vida. Uma relação que é construída através da harmonia entre os indivíduos, os ambientes e os modos de viver.

Que tal propor uma vida mais saudável? Faça já sua inscrição!
GRONOGRAMA TABAGISMO.jpg
Confira abaixo o cronograma de atividades previsto:

 

Notícias mais lidas