Ago 13

Prefeitura e APPA iniciam obras do canil municipal

A Prefeitura de Pompéu iniciou as obras de construção do Canil Municipal em parceria com a Associação Pompeana de Proteção dos Animais - APPA. O objetivo principal é recolher e dar o tratamento devido a cães de rua, para que posteriormente possam ser adotados. O canil será instalado no imóvel que anteriormente abrigava o Abatedouro da cidade à Rua Antônio Lacerda nº620, em uma área total de 982,51 metros quadrados. Serão construídas baias para receberem animais de rua, salas de castração e internação, área administrativa e banheiro. O investimento é de cerca de R$50 mil. O canil terá capacidade para receber até 50 cães.

Cinco reeducandos acautelados no Presídio de Pompéu trabalham na obra em troca da remição de pena. A cada três dias de trabalho, o preso tem um dia a menos na prisão. Nesta etapa da obra, eles trabalham na demolição da estrutura e limpeza do imóvel. Em Pompéu, estima-se uma população de 1.700 animais de rua, entre cães e gatos.

O imóvel do antigo Abatedouro também será destinado a ressocialização de presos. A previsão é de que seja firmada uma parceria entre Estado e Município para construção de um galpão para a realização de oficinas. “São mais de dois anos de espera e agora com essa parceria com a Prefeitura vamos iniciar a construção. Contamos com o apoio da população para este projeto e a manutenção das atividades da associação. O canil é uma demanda antiga e que beneficiará toda a população, reduzindo o número de cães nas ruas e promovendo a saúde pública na questão da zoonoses em Pompéu” destacou o presidente da APPA, José Celso Alves Melgaço.

Os interessados em colaborar com o projeto e as atividades da APPA podem contribuir com depósitos de qualquer quantia na conta da entidade: Banco Sicoob Credipéu - Agência 3161 / Conta Corrente: 39.108-5.