Jan 18

Saúde alerta sobre risco de dengue

A Prefeitura Municipal de Pompéu divulgou levantamento sobre infestação do mosquito Aedes aegypti no município. O Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti – LIRAa – apontou o índice de infestação na cidade de 6,9%. O número é considerado alto conforme o parâmetro técnico do Ministério da Saúde. Segundo o setor de Vigilância em Saúde, de outubro a 17 de janeiro foram notificados 11 casos de dengue, nenhum deles foi confirmado. Os meses mais críticos dentro do período de risco são os meses de janeiro e fevereiro, e por isso a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

Os dados mostram que latas, garrafas e recipientes plásticos encontrados nas residências são os principais focos do mosquito transmissor da dengue. Mais de 90% destes materiais foram encontrados nas residências, mostrando que o grande problema não são os lotes vagos e sim dentro de casa. O levantamento foi realizado no período de 07 a 11 de janeiro e foram vistoriados 851 imóveis. Os bairros que apresentaram maior índice de infestação foram os bairros Casas Populares, Santo Antônio, Centro e Volta do Brejo. A orientação é para que cada morador faça a sua parte e realize a vistoria semanal do seu imóvel para evitar água parada. É importante verificar todo o quintal e ficar atento as caixas d’água, vasos de plantas e também recipientes de degelo das geladeiras. Os agentes de saúde uniformizados trabalham permanentemente nos bairros e devem ser bem recebidos para executar o trabalho preventivo. Fique atento ao combate à dengue. Faça a sua parte!