Mai 15

Aniversário da Escrava Anastácia

Aconteceu em Pompéu Velho dia 11 de maio a cerimônia de comemoração do Aniversário da Escrava Anastácia. O evento é idealizado pelo Movimento Negro e Conselho de Igualdade Racial com o apoio da Prefeitura de Pompéu.

Homenageados da noite receberam em sessão solene a Comenda do Mérito Municipal Escrava Anastácia. A Comenda é concedida pelo Poder Executivo Municipal de Pompéu e conferida às pessoas que suas atividades tenham se distinguido de forma notável ou relevante e tenham contribuído direta ou indiretamente para o engrandecimento cultural ou social do município de Pompéu e em prol do resgate da valorização da cultura afro-brasileira.

Estiveram presentes no evento o prefeito Ozéas, a deputada estadual Beatriz Cerqueira, o ex prefeito senhor José Gilberto de Carvalho, o senhor Tenente Mauro Viana de Aquino e a secretária de desenvolvimento social Alexssania Luzia da Cunha, autoridades e homenageados da noite. Foram também homenageados: Ângela Carla de Faria, presidente do Conselho Municipal da Juventude; Mateus Raimundo Veloso Aguiar, maestro da Corporação Musical Lira Pompeana; a senhora Maria Pedra de Alcântara; o senhor Wilton de Almeida, quilombola de Pompéu; e o senhor João Cirilo da Silva, professor titular do CEFET.

Logo após a cerimônia da Comenda aconteceu o desfile Beleza Negra com as participantes de Pompéu Velho e Pompéu usando trajes afrodescendentes. O Beleza Negra tem o objetivo de difundir a cultura afro em Pompéu, a inserção e valorização do negro em diversos ambientes para promover a conscientização sobre os padrões sociais de beleza, moda e comportamento, trazendo a mobilização da igualdade racial nas passarelas.